top of page

Trabalhando com Textos e Efeitos

 

Nesta seção da apostila, você aprenderá a trabalhar com mídias geradas pelo Sony Vegas, como Textos e outras Generated Medias. Também terá uma noção dos efeitos de áudio e vídeo principais do Vegas, além das transições.

1 - Textos

As mídias textuais do Sony Vegas Pro 11 são completamente editáveis e customizáveis de acordo com sua necessidade. Podemos alterar fonte, cores, tamanho, posição, criar animações, entre outras coisas.

 

Para se importar textos, podemos ir até a aba “Media Generators >> Titles & Text” e selecionar um dos presets. Ou também podemos clicar com o botão direito sobre uma área vazia da track de vídeo e clicar em “Insert Text Media”.

Edição Básica de Textos

O editor de texto do Sony Vegas é igual a qualquer outro editor de texto comum. Temos uma área reservada para a digitação do texto, onde comandos como CTRL+C e CTRL+V são permitidos. Acima dessa área, temos um menu dropdown com as fontes instaladas no computador.

 

Logo ao lado, vemos o seletor do tamanho da fonte a ser usada. Em seguida, é possível ver os botões negrito, itálico, e os botões de alinhamento. É possível criar animações desses parâmetros clicando no ícone de um relógio à direita.

Em Text Color, podemos selecionar a cor do texto, clicando no retângulo branco. Na área “Animation”, temos um menu dropdown com várias animações pré-definidas pelo Vegas. Este recurso está apenas disponível na versão PRO 11, 12 e 13.

 

Em Scale, definimos as dimensões do texto, independente do tamanhod e fonte escolhido. Em Location, podemos alterar a posição do texto.

Também é possível fazer essas alterações pelo Preview. É possível movimentar o texto clicando e arrastando, e redimensionar usando os vértices.

Edição Avançada do Texto - Seção Advanced

 

Na guia avançada, temos alguns parâmetros diferenciados. Em Background, podemos definir a cor do fundo do texto: o retângulo xadrez representa transparência. Em Tracking, definimos o espaçamento entre cada caractere. Pode ser positivo ou negativo.

 

Em Line Spacing, o espaçamento que é definido é o espaçamento entre as linhas do texto. Todos esses parâmetros também podem ser animados.

Edição Avançada do Texto - Seção Outline

Aqui podemos ativar ou desativar o contorno do texto.

 

Em Outline Width, definimos a largura do contorno e em Outline Color, a cor. Também podemos animar esses parâmetros de configuração.

Edição Avançada do Texto - Seção Shadow

Nesta área definimos as opções de sombra do texto. Marque a caixa Shadow Enable para ativar a sombra. Selecione a cor em Shadow Color.

 

Em Shadow Offset X e Shadow Offset Y, posicionamos a sombra de acordo com as coordenadas X e Y, com relação ao texto.

 

Em Shadow Blur, você define o esmaecimento da sombra, a suavização. Todos os parâmetros são também animáveis.

2 - Transições

As transições servem como acabamento para seus vídeos. Transições são muito importantes para deixar o vídeo mais dinâmico e esconder alguns elementos da edição, como por exemplo, cortes.

O tipo de transição mais simples e básico que temos no Sony Vegas é o Fade. Para saber mais, vá até Fades.

 

APLICANDO TRANSIÇÕES

 

Para adicionar transições, importe duas mídias de vídeo/imagem para a timeline e arraste uma sobre a outra para formar um crossfade automático. Em seguida, vá até a aba Transitions e escolha uma das transições disponíveis no Sony Vegas para arrastar até o crossfade.

3 - Video FX

Os Video FX são os plug-ins nativos do Sony Vegas responsáveis por criar efeitos nos vídeos. Eles podem mudar configuração de cores, criar distorções, inserir acabamentos, dentre várias outras funções.

 

APLICANDO VIDEO FX

 

Para se aplicar Video FX, basta ir até a aba correspondente, selecionar um plug-in e clicar e arrastar para a mídia.

Você pode aplica-lo de três maneiras: em uma mídia específica, em uma track ou no vídeo todo.

Aplicando em uma mídia:

 

Clique e arraste o efeito para a mídia específica selecionada, ou clique no ícone Event FX, presente em baixo do Track Motion, selecione o efeito, clique em Add e depois OK.

Aplicando em uma track:

 

Clique no ícone Track FX ao lado do Track Motion, selecione o(s) efeito(s), clique em Add e depois OK.

Aplicando no vídeo todo:

 

Clique no ícone Vídeo Output FX que se encontra acima do Preview, ao lado da ferramenta Split Screen. Repita o procedimento das outras aplicações.

 

4 - Chroma Key

 

O Chroma Key, também conhecido como cromaqui, consiste em transformar uma cor predefinida em canal alpha. Resumidamente, é o efeito que transforma uma cor em transparente. O editor define uma cor num vídeo/imagem de uma track superior, e o programa transforma a cor definida em transparente para que o vídeo/imagem da track inferior apareça no lugar.

 

A ideia no Chroma Key é filmar um objeto, ator, etc. contra um fundo monocromático de tom forte (azul, verde ou vermelho), para que esse fundo seja substituído por outro. O ideal é que o objeto filmado não tenha cores nem tons parecidos com a cor do fundo, caso contrário esse tom também sumirá.

Aprenda tudo sobre Chroma Key no Sony Vegas com o vídeo abaixo. Assista o Vídeo CLICANDO AQUI.

 

Em Color, você define a cor que será anulada no efeito. Use o conta-gotas para melhores resultados. Low e High Threshold são responsáveis pelo ajuste fino do canal alpha resultante. Em Blur amount, você pode esmaecer as bordas, suavizando-as.

4 - Audio FX

 

O Sony Vegas dispõe de uma grande gama de efeitos de áudio. Não nos aprofundaremos muito nesse quesito, já que o Sony Vegas é um editor focado no vídeo, e não no áudio. Além disso, esses plug-ins são muito complexos para quem não tem familiaridade com o Vegas. Quando importamos um áudio pra timeline, a track criada já tem 3 efeitos básicos aplicados:

  • Track Noise Gate: Remove ruídos finos do áudio

  • Track EQ: Equalizador automático do áudio

  • Track Compressor: Editor avançado da equalização do áudio

 

Para editar os plug-ins, basta que você clique em Track FX na track de áudio.

 

APLICANDO ÁUDIO FX

 

A forma de adicionar efeitos de áudio é exatamente igual à forma de adicionar efeitos de vídeo. 

 

PITCH SHIFTING: VOZ GROSSA OU FINA

 

O Plug-in Pitch Shift é responsável por alterar o tom do áudio. Depois de adicionado à uma mídia ou track, a janela de configuração aparecerá.

 

Em Semitones to shift pitch, você deve mover o slider para ajustar o tom em que o áudio será alterado. Para a esquerda, você deixa o áudio mais grosso.

Para a esquerda, você deixa o áudio mais fino. Cents to shift pitch é o ajuste mais delicado da mudança de tom do áudio.

 

Em Accuracy, você define a precisão musical da mudança no tom do áudio. Você pode aplicar um Anti-alias Filter no seu plug-in, para remover o aspecto “quadrado” do áudio. Caso queira, pode preservar a duração do áudio, apenas diminuindo o tom do áudio sem diminuir a velocidade do mesmo: marque Preserve Duration e selecione a configuração Speech.

 

No quadrante inferior, temos algumas especificações do plug-in quanto à musicalidade, dentre outros detalhes relativos a tempo.

 

REVERB: ADICIONANDO ECO AOS ÁUDIOS

 

O plug-in Reverb é responsável por adicionar eco aos áudios. Depois de adicionado à uma mídia ou track, a janela de configuração aparecerá.

 

Como não focamos em áudio nessa apostila de Sony Vegas, não é nem um pouco necessário que você saiba para que serve cada parâmetro desse efeito de áudio. Não só por isso, mas também pelo fato de que o próprio programa já oferece prests/templates de ecos para serem aplicados ao áudio.

 

Basta que você selecione o preset clicando no menu dropdown Presets, e encontre a configuração que satisfaça suas necessidades.

O segredo mesmo está em Reverberation Mode. É ali que se configura todo o plug-in. Selecione entre vários estilos de eco e aplique ao seu áudio até conseguir encontrar a melhor solução.

 

Ual, que legal Depois de tantas dicas e estudo, finalmente, vamos Renderizar o Projeto, Clique Aqui.

 

Vídeo Aula Básica - Sony Vegas. Duração: 08m55s

Prof° Wesley Nunes. Informática.

bottom of page