Criando um Novo Projeto
Antes de começar a editar, devemos saber configurar o nosso projeto para não termos problemas com as mídias, nem durante a renderização. Portanto, nessa seção você verá algumas especificações técnicas de como criar um novo projeto no Vegas Pro 11.
Para criar um novo projeto, pressionamos a tecla CTRL+N ou clicamos em File >>New.
1 - Selecione o Template

A seleção do template correta é fundamental, pois a mesma vai direcioanr para o tamanho exato do seu vídeo. Exemplo: Se eu fiz uma filmagem no tamanho de 720x640 (qualidade para DVD) pixels e quando jogo o vídeo no Sony Vegas na configuração de 1280x720 (qualidade em HD) pixels, tem uma grande chance do sony vegas "travar" ou seu vídeo após de renderizado ficar pixelado (quadrado).
A imagem ao lado representa o pixelamento do vídeo após renderizado. Convenhamos, é horrível assistirum vídeo com essa qualidade.

Imagem pixelada
Os templates são configurações predefinidas que poupam o tempo de quem vai começar um novo projeto. Existem cerca de 30 templates nativos, sendo que o usuário pode editá-los e salvá-los com outra nomenclatura.
Você deve escolher um template que satisfaça as mesmas configurações das mídias que você for utilizar, e que ao mesmo tempo satisfa ça as configurações mídia de saída.

Você ainda tem a possibilidade de customizar esse template: basta navegar pelas abas de áudio, vídeo e informações gerais e definir as variáveis da sua configuração.
Depois de finalizada a escolha do template e a as possíveis customizações dele, caso queira, você pode marcar a caixa “Start all new projects with these settings”, para que todos os novos projetos criados no Vegas 11 tenham as mesmas configurações. Feito isso, clique em OK para iniciarmos o projeto.
2 - Adicionando Mídias ao Projeto
Você pode adicionar diversos tipos de mídias ao seu projeto de edição. É possível importar áudios e vídeos de seu disco rígido, gravar áudio diretamente nas tracks, extrair áudio de um CD, extrair vídeos de uma câmera, dentre outros métodos. Você também pode adicionar mídias geradas pelo programa, como textos, fundos, créditos, etc.
Importando Mídias
Para importar mídias do seu próprio disco rígido, existem 2 meios. Você pode fazê-lo pelo comando File >> Import... ou pela janela Explorer como mostrado a seguir.

Para navegar pelo seu computador, use alguma das partes coloridas mostradas na imagem acima.
Na parte azul, a navegação só é possível por meio dos cliques nos ícones de expansão + e - ao lado das pastas. Essa área não exibe os arquivos.
Na parte verde, você navega clicando normalmente nas pastas que você quiser abrir. É nesse local que os arquivos e mídias importáveis ao seu projeto aparecem.
Na parte vermelha, se navega digitando o caminho da pasta no local em branco. Também não exibe as mídias.
Para importar os arquivos, clique sobre eles e arraste-os até a timeline. Sempre que executar essa ação, tracks de áudio e vídeo serão criados automaticamente, caso não haja nenhum na timeline.

MEGA DICA DE IMPORTAÇÃO DE MÍDIA
Para importar apenas o áudio de um vídeo, clique sobre ele com o botão direito do mouse e o arraste até a timeline. Uma pequena caixa de diálogo irá se abrir: você deve selecionar “Audio only >> Add audio across tracks”.
Se quiser apenas vídeo, repita o mesmo processo anterior, mas ao soltar o vídeo na timeline, selecione “Video only >> Add video across tracks”.

Salvando o Projeto
Salvar o seu projeto é muito importante, para que não aconteçam perdas de horas de trabalho. Para salvar, basta que você clique em File >> Save.
É necessário que você faça isso na primeira vez que for salvar. Nas próximas vezes, basta apertar CTRL+S.

O formato dos arquivos do Sony Vegas é o formato .VEG, e só pode ser aberto no Vegas. O programa também cria um arquivo .BAK que serve é utilizado para auto-recuperação.
O Sony Vegas tem uma função de auto-recuperação de arquivos de projetos que não foram salvos. Esse recurso é ativado quando o programa é fechado por razões involuntárias: falta de memória, queda de energia, desligamento do computador. Mais não confiem plenamente nesse auto-save. Salve a cada 5 em 5 minutos seu projeto, para não ter dor de cabeça futuramente.
Quando você reiniciar o programa depois de um fechamento involuntário, ele questionará se você deseja abrir o último projeto que não foi salvo. Caso aceite, recomendo que o salve logo em seguida para evitar a perda do mesmo.
O Vegas também cria arquivos no formato .SRK e .SFAP0, que são relativos às mídias que você importou ao seu projeto. Eles pesam de 1kb a 10kb, dependendo do tamanho do arquivo importado. Não os apague: eles contem as meta-informações das mídias e facilitam o carregamento das mesmas durante a abertura do projeto.
Agora vamos para as FERRAMENTAS BÁSICAS DO SONY VEGAS, CLICANDO AQUI.
Vídeo Aula Básica - Sony Vegas. Duração: 08m55s