top of page

Leitura do Texto 

 
Não se deve apenas aprender com os erros: é preciso ganhar deles.
 
Na constante e eterna dualidade de tudo o que existe, o erro é o negativo e desprestigiado reverso do que a todos obceca alcançar: o acerto.
 
Precisamente por isto, quando o erro aparece, frequentemente, tratamos de ignorá-lo e inclusive encobri-lo. Infelizmente, e apesar de seu caráter antropológico e, portanto, inevitável, não existe uma cultura de como enfrentá-lo. E os primeiros socorros costumam vir acompanhados da sirene do desprestígio que aponta quem o cometeu.
 
Em qualquer organização, substituir a peça que não funciona e recompô-la ou trocá-la por outra nova é vitável. Quando se faz isso, consegue-se o determinante, que o sistema recupere seu ritmo habitual.
 
Um estágio intelectual superior é analisar porque se errou e tentar melhorar a peça que falhou. Já não se trata de troca, mas sim de melhora: por que se falhou e como se deve proceder para que isso não volte a ocorrer. E o que se entende como aprender com os erros.
 
Mas se pode fazer muitíssimo mais.
 
Dado que o erro é parte intrínseca da natureza humana, em toda organização é necessário implementar o discurso e a consciência de que, a partir do ético sentindo da responsabilidade individual, o erro sempre pode acontecer. E uma vez assumida esta realidade, criar uma cultura de detecção instantânea, superação e triunfo sobre ele.
 
Não se trata de repor: trata-se de superar o que foi problema, entendê-lo como uma relíquia do passado e encontrar uma solução que deixe para trás tudo o que se conhece.
 
Afirmo e apoio que todo individuo deve se dedicar e superar seus erros de forma imediata, sistemática, pragmática e imaginativa estando no caminho para se converter em um líder de sua vida. É necessário sonhar, mas, muitas vezes, as grandes soluções costumam ter seu princípio nos pequenos problemas.
 
Capítulo retirado do Livro: Por que eu não tive essa idéia antes? Páginas extraídas 132 e 133.
Autor Joaquin Lorente, Editora Universo dos Livros, São Paulo – 2010.

 

O problema em sí traz consigo grandes empecilhos que dificulta o desenvolvimento, muitos acabam negligenciando enquanto pequenos e a sua conseguencia é o tamanho da avalanche de problemas que pode se tornar. Em sua opinião, por quais motivos as pessoas/empresas não se preocupa em corrigir os erros enquanto pequenos? (3.0 pontos)

Escreva um texto analítico sobre o assunto. Comece o trabalho pela: 

  • Capa - com nome do trabalho e da disciplina; 

  • Sobre Capa - com nome do aluno(a), número e série do estudante;

  • Próxima folha, descreva o conteúdo de seu trabalho.

A sua resenha deve ser enviada para o e-mail: wesleyy17@gmail.com, até a data 18/08/2017. 

 

Prof° Wesley Nunes. Informática.

bottom of page